Origens da família Tovar

capa do livro publicado em dezembro de 2023

Em 2015 publicámos um estudo sobre a origem do apelido Tovar, tentando ligar todos aqueles que usamos este apelido em Portugal.

Este tipo de estudos estão sempre incompletos e são sempre vulneráveis ao aparecimento de novas informações e notícias, que podem confirmar o que foi apresentado ou pôr em causa a versão anterior.

Em 2018 tivemos conhecimento e acesso ao livro McManigal & Tovar Families, de Bernardo Hugh Tovar, publicado em 2003. Este livro é um trabalho semelhante ao que fizemos e publicámos em 2015. Bernardo H.

Tovar fez o mesmo tipo de trabalho, mas tendo como objetivo chegar à sua família, de origens colombianas, e a viver nos Estados Unidos.

Ao lermos o trabalho de Bernardo H. Tovar ficámos muito satisfeitos por ver que ele chegara exactamente às mesmas conclusões às quais nós tínhamos chegado. Consultara os mesmos livros e ainda mais alguns, e a sucessão cronológica que apresentou era exactamente a mesma que nós apresentámos em 2015. Esta coincidência deu-nos imenso gosto e enorme satisfação, pois deu consistência e segurança às analise e às hipóteses que fizémos em 2015.

Para algumas das pessoas apresentadas, ele tinha mais informações do que nós tínhamos, informações que acrescentámos.

Em 2018 tivemos conhecimento de um documento em que é dito “ … Juan de Tovar, que agora se chama Martín Fernandez de Tovar…“. Esta informação colocava em causa a versão transcrita em tantos livros e apontamentos, sobre a vinda de Martim Fernandes de Tovar para Portugal. Sendo uma informação tão distinta de tudo o que até essa altura tínhamos lido, tivemos de verificar a sua autenticidade. Verificada a veracidade do documento, e o seu conteúdo integral, foi necessário conciliar esta informação e encaixá-la na narrativa e na linhagem dos Tovar de Castela.

Esta informação trouxe algumas novidades e problemas:

Com estas novas informações algumas das ligações genealógicas que apresentámos no livro de 2015, deixaram de fazer sentido, ou ficaram incorretas.

Começámos então uma nova pesquisa. Primeiro confirmando a veracidade das novas informações. Fomos  depois procurando mais informações para conseguir compreender as diferenças e as contradições.

Em relação a Martim Fernandes de Tovar, confirmámos que de facto se chamou Juan Fernandes de Tovar, e encontrámos muito mais informações que permitiram traçar melhor a sua biografia.

Encontrámos também novas informações e documentos que nos permitem conhecer e descrever melhor a vinda de Sancho de Tovar para Portugal, agora claramente datada em 1490, e também em circunstancias bem diferentes da narrativa muito difundida nos livros de genealogia e em enciclopédias.

Disponibilizamos em baixo os vários capítulos e algumas das fontes e documentos que consultámos.

Ofereço a todos os meus parentes esta pesquisa e compilação de informações, que andavam dispersas, esperando que como eu gostem de saber de quem descendemos e o que fizeram aqueles que por cá andaram antes de nós.

Impressão:

1ª edição em Outubro de 2015 de 30 exemplares,

2ª edição em Novembro de 2015 de 100 exemplares,

3ª edição em Dezembro de 2023 de 20 exemplares impressos e disponibilização :

Se pretende mais informações pode pedir através de e-mail para diogo@tovar.pt